segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

História da Madeira no Brasil





História da Madeira no Brasil

Antes da chegada dos colonizadores portugueses as terras Brasileiras estavam totalmente cobertas por florestas e matas (praticamente virgens). Os únicos homens que habitavam esta área eram os Índios. Estes usufruíam do espaço de uma forma muito diferente da Européia. A derrubada de árvores, por exemplo se dava em escala muito pequena, e em áreas pequenas. Apenas o espaço suficiente para montar uma aldeia e cultivar a terra. A madeira extraída era utilizada nas edificações e nas fabricações dos meios de transportes. A enorme variedade de espécies “arbóreas” permitia inúmeros usos: tinta, canoas, vigas, pilares, armas de caça, instrumentos musicais, instrumentos de trabalho,... Com a chegada dos Portugueses a extração da madeira se tornou uma atividade econômica altamente rentável (já que no início a colônia não descobriu as riquezas minerais do Brasil) - a madeira se tornou o principal produto de exportação). Além do valor econômico da madeira a nova população utilizava-se dela para elevar suas cidades e construir seus meios de transportes. A arquitetura inicial era basicamente feita com madeira, utilizando as técnicas indígenas locais. Como os índios (muitos deles ) foram escravizados, pode-se compreender o porque de tanta miscigenação arquitetônica no período colonial. Pois as formas eram praticamente européias, porém as técnicas construtivas em madeira, e o vasto conhecimento das possibilidades desta, era indígena. A colônia inseriu seus utensílios de trabalho, suas crenças, seus formatos de cidades, mas manteve o material e as técnicas locais. Os carros de boi, carroças, barcos maiores, casas maiores,... utensílios domésticos ferramentas e armas eram elaborados de acordo com os europeus. Com o tempo, a extração da madeira além de servir como produto de exportação servia como matéria prima para a produção de energia. O que fez com que a devastação fosse bem mais acentuada. A madeira deixou por um bom tempo de ser utilizada nas construções para ser queimada nas embarcações que passavam pelo litoral brasileiro. Na arquitetura ficou rebaixada à estrutura, e as casas tendo o adobe e a taipa, como revestimento. Como pôde-se ver a madeira esteve sempre muito relacionada com a colonização tanto que o nome do país se deu por causa da madeira que produzia os pigmentos vermelhos exportados para o mundo, o Pau-Brasil.

4 comentários:

  1. Que bom que hoje o uso da madeira começa a ser ais repsonsável e também valorizado, né? Desde já, um ótimo 2012 pra vocês, com muitas alegrias - e muita peça de madeira! Abs. Marion

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante .Seria bom se vocês pudessem desenvolver mais este texto dando a nós leitores maiores informações sobre a madeira no Brasil.
    Abraços e um ótimo Ano Novo.

    ResponderExcluir
  3. Hey
    História da Madeira no Brasil
    Saying thanks will certainly not simply be sufficient
    This sort of clever work and coverage! Keep up the good works
    Thank you!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Amauri (Dom Moleiro). Ótimo texto!
    Família de minha mãe é da Holanda e carregam muito firme a cultura deles, acho que peguei um pouco disso, por gostar de reciclar e restaurar. Mas tenho grande tendência para o simples, para móveis feitos com as madeiras mais comuns, como Pinheiro, esses móveis trazem essa mistura que você citou em seu texto.
    Somos feitos disso, de misturas.
    Abraços de novo

    ResponderExcluir